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Tipo: Capítulo de Livro
Título: Diretrizes curriculares nacionais para a formação do “historiador”: existe espaço para a prática docente?
Autor(es): Gabriel Neto, José Antônio
Oliveira, Yangla Kelly Rodrigues
Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Formação Superior;Prática Docente;Diretrizes Curriculares Nacionais;Conselho Nacional de Educação;Ensino de História;História;Educação Superior
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: GABRIEL NETO, José Antonio; OLIVEIRA, Yangla Kelly Rodrigues; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Diretrizes curriculares nacionais para a formação do “historiador”: existe espaço para a prática docente? In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 271-284.
Resumo: Neste artigo pretendemos abordar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para formação do profissional de história de graduação. Para tanto, primeiramente, trazemos um pouco do histórico da elaboração das DCN e seu papel como política pública de formação profissional. Em seguida, apresentamos as diretrizes para cursos de história e, por fim, pretendemos apresentar como a formação docente está inserida nas orientações de construção curricular nos mesmos. O estudo do tema é, portanto, crucial para um entendimento da lógica subjacente à educação superior no Brasil na última década e tenta construir uma discussão sobre o impacto que as DCN têm nas práticas de ensino, principalmente no tocante aos cursos de História. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43380
ISBN: 978 85 7282 585 6
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