Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43284
Type: | TCC |
Title: | Criação de um guia para selacionar métodos de avaliação para tecnologias de software M-learning |
Authors: | Alencar, Ana Iza de Sousa |
Advisor: | Marques, Anna Beatriz dos Santos |
Keywords: | Guia Técnico;Métodos de avaliação;M-learning;Sistemas de comunicação móvel na educação |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | ALENCAR, Ana Iza de Sousa. Criação de um Guia para selecionar métodos de avaliação para tecnologias de software M - Learning.2019. 63F. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O critério chave para a crescente busca por aplicativos de educação móvel é a mobilidade, possibilitando o ensino-aprendizagem em qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer pessoa. Em vista do fato de que o M-learning é, relativamente, novo e está em processo de implementação, é importante buscar métodos para avaliar a qualidade desse tipo de software. Assim, neste trabalho, é proposto um guia para selecionar um método que avalie a qualidade de aplicativos móveis educacionais. O guia foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica para obter um conjunto de métodos que avaliam tecnologias de software de M-learning. Durante a pesquisa foram identificadas as características, critérios e subcritérios de qualidade que uma aplicação móvel deve conter, e assim foi possível caracterizar cada método encontrado. Toda esta informação foi inserida e organizada em excel, permitindo a criação do guia através de uma tabela dinâmica e diversos filtros. Um experimento foi realizado para garantir que o guia atendesse às especificações. Os resultados mostram que mais de 80% dos avaliadores concordam que o guia é útil, fácil de usar e que pretendem usar o guia no futuro. Porém, algumas dificuldades na utilização do guia foram observadas, devido à falta ou pouca experiência com a ferramenta utilizada para a criação do guia, excel. Esta pesquisa reforça a importância de escolher o método apropriado para avaliar uma aplicação de M-learning. |
Abstract: | The key criterion for the growing search for mobile education applications is mobility, making teaching-learning possible anywhere, anytime and by anyone. In view of the fact that M-learning is, relatively, new and is in the process of being implemented, it is important to search for methods to evaluate the quality of this type of software. Thus, in this work, a guide is proposed to select a method that evaluates the quality of educational mobile applications. The guide was developed from literature research to obtain a set of methods that evaluate M-learning software technologies. During the research the characteristics, criteria and subcriteria of quality that a mobile application must contain were identified, and thus it was possible to characterize each method found. All this information has been inserted and organized in excel, allowing the creation of the guide through a dynamic table and several filters. An experiment was performed to ensure that the guide met the specifications. The results show that more than 80% of evaluators agree that the guide is useful, easy to use and that they intend to use the guide in the future. However, some difficulties in using the guide were observed, due to lack or little experience with the tool used for creating the guide, excel. This research strengthen the importance of choosing the appropriate method to evaluate an M-learning application |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43284 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_anaalencar.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.