Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Anna Beatriz dos Santos-
dc.contributor.authorAlencar, Ana Iza de Sousa-
dc.date.accessioned2019-07-02T12:38:00Z-
dc.date.available2019-07-02T12:38:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALENCAR, Ana Iza de Sousa. Criação de um Guia para selecionar métodos de avaliação para tecnologias de software M - Learning.2019. 63F. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2019.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43284-
dc.description.abstractThe key criterion for the growing search for mobile education applications is mobility, making teaching-learning possible anywhere, anytime and by anyone. In view of the fact that M-learning is, relatively, new and is in the process of being implemented, it is important to search for methods to evaluate the quality of this type of software. Thus, in this work, a guide is proposed to select a method that evaluates the quality of educational mobile applications. The guide was developed from literature research to obtain a set of methods that evaluate M-learning software technologies. During the research the characteristics, criteria and subcriteria of quality that a mobile application must contain were identified, and thus it was possible to characterize each method found. All this information has been inserted and organized in excel, allowing the creation of the guide through a dynamic table and several filters. An experiment was performed to ensure that the guide met the specifications. The results show that more than 80% of evaluators agree that the guide is useful, easy to use and that they intend to use the guide in the future. However, some difficulties in using the guide were observed, due to lack or little experience with the tool used for creating the guide, excel. This research strengthen the importance of choosing the appropriate method to evaluate an M-learning applicationpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuia Técnicopt_BR
dc.subjectMétodos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectM-learningpt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação móvel na educaçãopt_BR
dc.titleCriação de um guia para selacionar métodos de avaliação para tecnologias de software M-learningpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO critério chave para a crescente busca por aplicativos de educação móvel é a mobilidade, possibilitando o ensino-aprendizagem em qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer pessoa. Em vista do fato de que o M-learning é, relativamente, novo e está em processo de implementação, é importante buscar métodos para avaliar a qualidade desse tipo de software. Assim, neste trabalho, é proposto um guia para selecionar um método que avalie a qualidade de aplicativos móveis educacionais. O guia foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica para obter um conjunto de métodos que avaliam tecnologias de software de M-learning. Durante a pesquisa foram identificadas as características, critérios e subcritérios de qualidade que uma aplicação móvel deve conter, e assim foi possível caracterizar cada método encontrado. Toda esta informação foi inserida e organizada em excel, permitindo a criação do guia através de uma tabela dinâmica e diversos filtros. Um experimento foi realizado para garantir que o guia atendesse às especificações. Os resultados mostram que mais de 80% dos avaliadores concordam que o guia é útil, fácil de usar e que pretendem usar o guia no futuro. Porém, algumas dificuldades na utilização do guia foram observadas, devido à falta ou pouca experiência com a ferramenta utilizada para a criação do guia, excel. Esta pesquisa reforça a importância de escolher o método apropriado para avaliar uma aplicação de M-learning.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_anaalencar.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.