Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154
Tipo: | Resumo |
Título : | A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão |
Autor : | Rodrigues, Glauber Pontes Guimarães, Marcelo de Almeida Monte, Francisca Silvania de Sousa |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | RODRIGUES, Glauber Pontes et al. A coordenação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | Em 2009, estudo feito pelo professor Wagner Andriola acerca da evasão na Universidade Federal do Ceará, evidenciou o abandono da universidade por problemas causados principalmente por falta de integração com o ambiente acadêmico e social da instituição. Segundo o estudo características do discente como nível sócio-econômico, habilidades acadêmicas, conhecimentos adquiridos através da educação formal e/ou informal, influenciam diretamente nesta integração e, com o passar do tempo, o estudante passa por interações com o ambiente acadêmico e social da instituição que levam-no a persistir no curso ou a evadir. Com base no exposto e buscando-se atender os objetivos do projeto Eficiência e Qualidade para Graduação do Centro de Ciências Agrárias, este trabalho teve por objetivo levantar informações quantitativas e qualitativas no que se refere à opinião discente sobre a coordenação do curso de agronomia, bem como da percepção de sua infraestrutura pelos estudantes. Foram obtidos dados da Avaliação Institucional (AI) que é aplicada semestralmente a estudantes. 455 alunos (79,55% dos matriculados) de graduação participaram da referida AI. Com o fim de mostrar o avanço ou retrocesso após a implantação do projeto um comparativo entre as respostas nos semestres de 2015.1 e 2015.2 foi feito, bem como dados de evasão dos semestres supracitados e 2016.1 provenientes do banco de dados da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD). Atualmente a pesquisa está na fase de tabulação e descrição dos dados. Os resultados posteriormente serão publicados e comparados com dados anteriores. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gprodrigues.pdf | 49,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.