Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Glauber Pontes | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Marcelo de Almeida | - |
dc.contributor.author | Monte, Francisca Silvania de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T18:46:43Z | - |
dc.date.available | 2019-06-26T18:46:43Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Glauber Pontes et al. A coordenação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em 2009, estudo feito pelo professor Wagner Andriola acerca da evasão na Universidade Federal do Ceará, evidenciou o abandono da universidade por problemas causados principalmente por falta de integração com o ambiente acadêmico e social da instituição. Segundo o estudo características do discente como nível sócio-econômico, habilidades acadêmicas, conhecimentos adquiridos através da educação formal e/ou informal, influenciam diretamente nesta integração e, com o passar do tempo, o estudante passa por interações com o ambiente acadêmico e social da instituição que levam-no a persistir no curso ou a evadir. Com base no exposto e buscando-se atender os objetivos do projeto Eficiência e Qualidade para Graduação do Centro de Ciências Agrárias, este trabalho teve por objetivo levantar informações quantitativas e qualitativas no que se refere à opinião discente sobre a coordenação do curso de agronomia, bem como da percepção de sua infraestrutura pelos estudantes. Foram obtidos dados da Avaliação Institucional (AI) que é aplicada semestralmente a estudantes. 455 alunos (79,55% dos matriculados) de graduação participaram da referida AI. Com o fim de mostrar o avanço ou retrocesso após a implantação do projeto um comparativo entre as respostas nos semestres de 2015.1 e 2015.2 foi feito, bem como dados de evasão dos semestres supracitados e 2016.1 provenientes do banco de dados da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD). Atualmente a pesquisa está na fase de tabulação e descrição dos dados. Os resultados posteriormente serão publicados e comparados com dados anteriores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gprodrigues.pdf | 49,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.