Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154
Type: Resumo
Title: A cooperação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão
Authors: Rodrigues, Glauber Pontes
Guimarães, Marcelo de Almeida
Monte, Francisca Silvania de Sousa
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: RODRIGUES, Glauber Pontes et al. A coordenação do curso de graduação em agronomia do ponto de vista dos discentes: a importância da avaliação institucional e o panorama atual da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: Em 2009, estudo feito pelo professor Wagner Andriola acerca da evasão na Universidade Federal do Ceará, evidenciou o abandono da universidade por problemas causados principalmente por falta de integração com o ambiente acadêmico e social da instituição. Segundo o estudo características do discente como nível sócio-econômico, habilidades acadêmicas, conhecimentos adquiridos através da educação formal e/ou informal, influenciam diretamente nesta integração e, com o passar do tempo, o estudante passa por interações com o ambiente acadêmico e social da instituição que levam-no a persistir no curso ou a evadir. Com base no exposto e buscando-se atender os objetivos do projeto Eficiência e Qualidade para Graduação do Centro de Ciências Agrárias, este trabalho teve por objetivo levantar informações quantitativas e qualitativas no que se refere à opinião discente sobre a coordenação do curso de agronomia, bem como da percepção de sua infraestrutura pelos estudantes. Foram obtidos dados da Avaliação Institucional (AI) que é aplicada semestralmente a estudantes. 455 alunos (79,55% dos matriculados) de graduação participaram da referida AI. Com o fim de mostrar o avanço ou retrocesso após a implantação do projeto um comparativo entre as respostas nos semestres de 2015.1 e 2015.2 foi feito, bem como dados de evasão dos semestres supracitados e 2016.1 provenientes do banco de dados da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (PROGRAD). Atualmente a pesquisa está na fase de tabulação e descrição dos dados. Os resultados posteriormente serão publicados e comparados com dados anteriores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43154
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_gprodrigues.pdf49,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.