Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43095
Tipo: | TCC |
Título : | (In) disciplina: As múltiplas facetas na instituição de ensino |
Autor : | Vieira, Raquel Matias |
Tutor: | Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares |
Palabras clave : | Disciplina escolar;Professores e alunos |
Fecha de publicación : | 2010 |
Citación : | VIEIRA, R. M. (In) disciplina: As múltiplas facetas na instituição de ensino. 2010. 79 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Resumen en portugués brasileño: | Nos dias atuais, a indisciplina estudantil é uma queixa recorrente no discurso de muitos professores como a principal causa do fracasso no processo ensino-aprendizagem. Em virtude disso, objetivou-se principalmente a reflexão sobre o sentido daquilo que se considera como indivíduo disciplinado numa perspectiva histórica, social, econômica e cultural até o presente momento. Não obstante, almejou-se analisar especificamente as principais causas desse fenômeno educacional, acerca dos quais muitos têm a impressão de ser algo recente, mas que já se manifesta desde há muito. Aliado a isto, destacaram-se alternativas metodológicas que de algum modo facilitem a prática docente, em especial nos anos do ensino fundamental I, mediante a conscientização conjunta dos diversos agentes que dão sustentabilidade ao que se denominou “educar”, ou seja, pais, alunos, professores, comunidade escolar, entre outros. A análise das variáveis ora explicitadas verificou que a indisciplina escolar é tratada por muitos educadores como aspecto negativo, haja vista que ameaçam a autoridade destes. Alguns, costumeiramente, recorrem a sanções, combinados que não são levados adiante e compensações para aqueles que se destinam a obedecer fielmente àquilo que lhes é imposto. É válido ressaltar ainda que, a metodologia utilizada ao longo de tal estudo baseou-se num eixo qualitativo, ou seja, por meio de um levantamento bibliográfico. Dando seguimento, o último capítulo expõe ideias pedagógicas a serem alcançadas ainda na formação humana, por meio de princípios de solidariedade e respeito na relação professor-aluno. Concluímos que a indisciplina não deve ser tratada com um olhar autoritário e discriminatório. Em vez disso, deverá alcançar uma vertente educativa que torne suscetível uma harmonização na sala de aula. Não se há de pensar, contudo, no total desaparecimento dos conflitos escolares, porquanto este é um espaço de convivência, e, portanto subversões continuarão a aparecer. Por meio do diálogo, entretanto, o docente poderá mediar comportamentos subversivos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43095 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_rmvieira.pdf | 6,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.