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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43095
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares | - |
dc.contributor.author | Vieira, Raquel Matias | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T13:51:33Z | - |
dc.date.available | 2019-06-26T13:51:33Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, R. M. (In) disciplina: As múltiplas facetas na instituição de ensino. 2010. 79 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43095 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | (In) disciplina: As múltiplas facetas na instituição de ensino | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nos dias atuais, a indisciplina estudantil é uma queixa recorrente no discurso de muitos professores como a principal causa do fracasso no processo ensino-aprendizagem. Em virtude disso, objetivou-se principalmente a reflexão sobre o sentido daquilo que se considera como indivíduo disciplinado numa perspectiva histórica, social, econômica e cultural até o presente momento. Não obstante, almejou-se analisar especificamente as principais causas desse fenômeno educacional, acerca dos quais muitos têm a impressão de ser algo recente, mas que já se manifesta desde há muito. Aliado a isto, destacaram-se alternativas metodológicas que de algum modo facilitem a prática docente, em especial nos anos do ensino fundamental I, mediante a conscientização conjunta dos diversos agentes que dão sustentabilidade ao que se denominou “educar”, ou seja, pais, alunos, professores, comunidade escolar, entre outros. A análise das variáveis ora explicitadas verificou que a indisciplina escolar é tratada por muitos educadores como aspecto negativo, haja vista que ameaçam a autoridade destes. Alguns, costumeiramente, recorrem a sanções, combinados que não são levados adiante e compensações para aqueles que se destinam a obedecer fielmente àquilo que lhes é imposto. É válido ressaltar ainda que, a metodologia utilizada ao longo de tal estudo baseou-se num eixo qualitativo, ou seja, por meio de um levantamento bibliográfico. Dando seguimento, o último capítulo expõe ideias pedagógicas a serem alcançadas ainda na formação humana, por meio de princípios de solidariedade e respeito na relação professor-aluno. Concluímos que a indisciplina não deve ser tratada com um olhar autoritário e discriminatório. Em vez disso, deverá alcançar uma vertente educativa que torne suscetível uma harmonização na sala de aula. Não se há de pensar, contudo, no total desaparecimento dos conflitos escolares, porquanto este é um espaço de convivência, e, portanto subversões continuarão a aparecer. Por meio do diálogo, entretanto, o docente poderá mediar comportamentos subversivos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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