Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42963
Tipo: Dissertação
Título : O gênero resumo na escola como proposta de ensino da produção escrita para alunos do 8º ano
Autor : Vasconcelos, Daniel Ferreira
Tutor: Zavam, Aurea Suely
Palabras clave : Ensino - produção escrita;Sequência didática;Gêneros discursivos
Fecha de publicación : 2019
Citación : VASCONCELOS, Daniel Ferreira. O gênero resumo na escola como proposta de ensino da produção escrita para alunos do 8º ano. 2019. 164f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras, Mestrado Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2019.
Resumen en portugués brasileño: O aprendizado da leitura e da escrita é fator basilar para o sucesso escolar e a inclusão social dos alunos. Diante disso, este trabalho apresenta um embasamento teórico e prático para a produção do gênero resumo por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Fortaleza – CE, visando ao desenvolvimento da capacidade de produção escrita desses alunos por meio da aplicação de uma sequência didática, baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como recurso metodológico para verificar o desempenho dos alunos nos textos escritos assim como para comprovar a eficiência de tal procedimento como proposta de ensino da produção textual. Para o aporte teórico, recorre-se fundamentalmente à abordagem de gênero discursivo de Bakhtin (2003) e de escrita como processo de Vieira (2005). Além disso, este trabalho segue orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) de Língua Portuguesa e da Base Nacional Comum Curricular (2018), os quais norteiam o trabalho com gêneros textuais em sala de aula. A análise dos dados possibilita a constatação de progressos significativos nos textos produzidos após a aplicação da sequência didática e comprova a eficácia de tal procedimento metodológico como proposta de intervenção para o ensino da produção de textos no 8° ano do Ensino Fundamental. Em suma, propõe-se um trabalho com o resumo escolar, gênero que atende a uma necessidade ligada ao aprendizado de conteúdos, em especial no ambiente escolar.
Abstract: The learning of reading and writing is a basic factor for school success and social inclusion of students. Based on this fact, this work presents a theoretical and practical basis for the production of the genre summary by 8th grade students of Elementary School, from a municipal public school in Fortaleza – CE, aiming to develop the written production capacity of these students through the application of a didactic sequence, based on proposal by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), as a methodological resource to verify students' performance in written texts, as well as to prove the efficiency of such procedure as a proposal for teaching textual production. For theoretical contribution, it is fundamentally based on the discursive genre approach of Bakhtin (2003) and writing as Vieira (2005). In addition, this work follows guidelines of National Curricular Parameters (1998) of Portuguese Language and National Curricular Common Base (2018), which guide the work with textual genres in the classroom. The analysis of the data allows the verification of significant progress in the texts produced after the application of the didactic sequence and proves the efficacy of such methodological procedure as a proposal of intervention for the teaching of text production in the 8th year of Elementary School. in summary, it is proposed a work with the school summary, a genre that responds to a demand linked to the learning of contents, especially in the school environment.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42963
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_dis_dfvasconcelos.pdf6,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.