Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42894
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes |
Authors: | Rodrigues, Eleomar dos Santos |
Keywords: | Colonialidade do saber;Educação;Lander |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | RODRIGUES, Eleomar dos Santos. Colonialidades e descolonialidades: o não-lugar dos saberes. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique da (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 54-65. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Neste ensaio, pretendemos apresentar a reflexão de alguns autor@s acerca do que seja a Colonial idade do Saber e des-cobrir seus desdobramentos no ambiente escolar. Para isso recorremos a Lander (2005) (Colonialidade do saber), Figueiredo (2009) (Pedagogia Eco-Relacional), Paulo Freire (2005) (Pedagogia do Oprimido) e Gomes (2002) (Educação antiracista afrodescendente) na tentativa de anunciar uma perspectiva de educação que: alimente o imaginário; valorize a afetividade e não apenas a razão; seja popular no sentido de aceitar a tod@s; não largue a mão do cotidiano; estimule a criatividade, e deixe os corpos e as mentes libertos para interagir com o mundo. Sendo, neste sentido, uma educação dialógica, relacional, libertadora, descolonializadora e antirracista. É importante frisar que colonialidade é diferente de colonialismo. Colonizar é se apropriar compulsoriamente de um espaço pertencente a outras pessoas, dominar política, econômica e socialmente esse lugar e aqueles que o habitam. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42894 |
ISBN: | 978 85 7282 454 5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_esrodrigues.pdf | 7,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.