Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42589
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Autoscopia no processo de formação de docentes reflexivos
Título em inglês: Autoscopy in the process of training reflective professors
Autor(es): Souza, Daniela Maysa de
Backes, Vânia Marli Schubert
Prado, Marta Lenise do
Moya, José Luis Medina
Palavras-chave: Docentes de Enfermagem;Prática do Docente de Enfermagem;Educação Técnica em Enfermagem;Pesquisa em Educação de Enfermagem;Autoavaliação
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: SOUZA, Daniela Maysa de et al. Autoscopia no processo de formação de docentes reflexivos. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e40881, 2019.
Resumo: Objetivo: compreender como a autoscopia, apoiada no Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico, contribui para formação de docentes reflexivos. Métodos: estudo qualitativo e descritivo, realizado com uma docente de Enfermagem, do Curso Técnico em Enfermagem. Para os dados coletados, por meio de entrevistas, observação não participante e autoscopia, foi utilizada análise de conteúdo, com os resultados interpretados à luz do referencial teórico de Shulman. Resultados: as percepções relatadas pela docente antes da autoscopia diferem das conclusões pós-autoscopia, demonstrando avanços na nova compreensão. A estrutura da autoscopia, seguindo o Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico de Shulman, possibilitou o exercício reflexivo docente. Conclusão: a inclusão da autoscopia nos processos de formação docente pode estimular postura reflexiva, permitindo avanços nas práticas de ensino.
Abstract: Objective: to understand how autoscopy, supported by the Model of Action and Pedagogical Reasoning, contributes to the formation of reflective professors. Methods: a qualitative and descriptive study, carried out with a Nursing professor, of the Nursing Technical Course. For the collected data, through interviews, non-participant observation and autoscopy, content analysis was used, with the results interpreted in the light of the referential theorist of Shulman. Results: the perceptions reported by the professor before autoscopy differ from the post-autoscopy findings, demonstrating advances in the new comprehension. The structure of autoscopy, following Shulman’s Model of Action and Pedagogical Reasoning, made possible reflective professor exercise. Conclusion: the inclusion of autoscopy in teacher training processes can stimulate reflective posture, allowing for advances in teaching practices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42589
ISSN: 2175-6783 (On line)
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_dmsouza.pdf286,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.