Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42589
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Daniela Maysa de | - |
dc.contributor.author | Backes, Vânia Marli Schubert | - |
dc.contributor.author | Prado, Marta Lenise do | - |
dc.contributor.author | Moya, José Luis Medina | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T11:59:08Z | - |
dc.date.available | 2019-06-11T11:59:08Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Daniela Maysa de et al. Autoscopia no processo de formação de docentes reflexivos. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e40881, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 (On line) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42589 | - |
dc.description.abstract | Objective: to understand how autoscopy, supported by the Model of Action and Pedagogical Reasoning, contributes to the formation of reflective professors. Methods: a qualitative and descriptive study, carried out with a Nursing professor, of the Nursing Technical Course. For the collected data, through interviews, non-participant observation and autoscopy, content analysis was used, with the results interpreted in the light of the referential theorist of Shulman. Results: the perceptions reported by the professor before autoscopy differ from the post-autoscopy findings, demonstrating advances in the new comprehension. The structure of autoscopy, following Shulman’s Model of Action and Pedagogical Reasoning, made possible reflective professor exercise. Conclusion: the inclusion of autoscopy in teacher training processes can stimulate reflective posture, allowing for advances in teaching practices. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Docentes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Prática do Docente de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Técnica em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em Educação de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Autoavaliação | pt_BR |
dc.title | Autoscopia no processo de formação de docentes reflexivos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: compreender como a autoscopia, apoiada no Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico, contribui para formação de docentes reflexivos. Métodos: estudo qualitativo e descritivo, realizado com uma docente de Enfermagem, do Curso Técnico em Enfermagem. Para os dados coletados, por meio de entrevistas, observação não participante e autoscopia, foi utilizada análise de conteúdo, com os resultados interpretados à luz do referencial teórico de Shulman. Resultados: as percepções relatadas pela docente antes da autoscopia diferem das conclusões pós-autoscopia, demonstrando avanços na nova compreensão. A estrutura da autoscopia, seguindo o Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico de Shulman, possibilitou o exercício reflexivo docente. Conclusão: a inclusão da autoscopia nos processos de formação docente pode estimular postura reflexiva, permitindo avanços nas práticas de ensino. | pt_BR |
dc.title.en | Autoscopy in the process of training reflective professors | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_dmsouza.pdf | 286,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.