Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Daniela Maysa de-
dc.contributor.authorBackes, Vânia Marli Schubert-
dc.contributor.authorPrado, Marta Lenise do-
dc.contributor.authorMoya, José Luis Medina-
dc.date.accessioned2019-06-11T11:59:08Z-
dc.date.available2019-06-11T11:59:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUZA, Daniela Maysa de et al. Autoscopia no processo de formação de docentes reflexivos. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e40881, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42589-
dc.description.abstractObjective: to understand how autoscopy, supported by the Model of Action and Pedagogical Reasoning, contributes to the formation of reflective professors. Methods: a qualitative and descriptive study, carried out with a Nursing professor, of the Nursing Technical Course. For the collected data, through interviews, non-participant observation and autoscopy, content analysis was used, with the results interpreted in the light of the referential theorist of Shulman. Results: the perceptions reported by the professor before autoscopy differ from the post-autoscopy findings, demonstrating advances in the new comprehension. The structure of autoscopy, following Shulman’s Model of Action and Pedagogical Reasoning, made possible reflective professor exercise. Conclusion: the inclusion of autoscopy in teacher training processes can stimulate reflective posture, allowing for advances in teaching practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectDocentes de Enfermagempt_BR
dc.subjectPrática do Docente de Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação Técnica em Enfermagempt_BR
dc.subjectPesquisa em Educação de Enfermagempt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.titleAutoscopia no processo de formação de docentes reflexivospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: compreender como a autoscopia, apoiada no Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico, contribui para formação de docentes reflexivos. Métodos: estudo qualitativo e descritivo, realizado com uma docente de Enfermagem, do Curso Técnico em Enfermagem. Para os dados coletados, por meio de entrevistas, observação não participante e autoscopia, foi utilizada análise de conteúdo, com os resultados interpretados à luz do referencial teórico de Shulman. Resultados: as percepções relatadas pela docente antes da autoscopia diferem das conclusões pós-autoscopia, demonstrando avanços na nova compreensão. A estrutura da autoscopia, seguindo o Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico de Shulman, possibilitou o exercício reflexivo docente. Conclusão: a inclusão da autoscopia nos processos de formação docente pode estimular postura reflexiva, permitindo avanços nas práticas de ensino.pt_BR
dc.title.enAutoscopy in the process of training reflective professorspt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_dmsouza.pdf286,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.