Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42589
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Autoscopia no processo de formação de docentes reflexivos |
Título en inglés: | Autoscopy in the process of training reflective professors |
Autor : | Souza, Daniela Maysa de Backes, Vânia Marli Schubert Prado, Marta Lenise do Moya, José Luis Medina |
Palabras clave : | Docentes de Enfermagem;Prática do Docente de Enfermagem;Educação Técnica em Enfermagem;Pesquisa em Educação de Enfermagem;Autoavaliação |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Rev Rene |
Citación : | SOUZA, Daniela Maysa de et al. Autoscopia no processo de formação de docentes reflexivos. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e40881, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: compreender como a autoscopia, apoiada no Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico, contribui para formação de docentes reflexivos. Métodos: estudo qualitativo e descritivo, realizado com uma docente de Enfermagem, do Curso Técnico em Enfermagem. Para os dados coletados, por meio de entrevistas, observação não participante e autoscopia, foi utilizada análise de conteúdo, com os resultados interpretados à luz do referencial teórico de Shulman. Resultados: as percepções relatadas pela docente antes da autoscopia diferem das conclusões pós-autoscopia, demonstrando avanços na nova compreensão. A estrutura da autoscopia, seguindo o Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico de Shulman, possibilitou o exercício reflexivo docente. Conclusão: a inclusão da autoscopia nos processos de formação docente pode estimular postura reflexiva, permitindo avanços nas práticas de ensino. |
Abstract: | Objective: to understand how autoscopy, supported by the Model of Action and Pedagogical Reasoning, contributes to the formation of reflective professors. Methods: a qualitative and descriptive study, carried out with a Nursing professor, of the Nursing Technical Course. For the collected data, through interviews, non-participant observation and autoscopy, content analysis was used, with the results interpreted in the light of the referential theorist of Shulman. Results: the perceptions reported by the professor before autoscopy differ from the post-autoscopy findings, demonstrating advances in the new comprehension. The structure of autoscopy, following Shulman’s Model of Action and Pedagogical Reasoning, made possible reflective professor exercise. Conclusion: the inclusion of autoscopy in teacher training processes can stimulate reflective posture, allowing for advances in teaching practices. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42589 |
ISSN : | 2175-6783 (On line) |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_dmsouza.pdf | 286,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.