Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42546
Tipo: | Resumo |
Título : | Condições favoráveis para aplicar a aprendizagem cooperativa no centro de tecnologia da Universidade Federal Do Ceará (CAMPUS Do Pici ) |
Autor : | Pantuzzi, Fernanda Cristina Bruno Júnior, Jairo dos Santos Gomes, Yuri Valentim Carneiro Feitosa, Adriana Madja dos Santos |
Palabras clave : | Ensino;Aprendizagem cooperativa;Mercado de trabalho |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | PANTUZZI, Fernanda Cristina et al. Condições favoráveis para aplicar a aprendizagem cooperativa no centro de tecnologia da Universidade Federal Do Ceará (CAMPUS Do Pici ). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumen en portugués brasileño: | A Aprendizagem Cooperativa (A.C.) é uma metodologia pedagógica fundamentada em cinco pilares, os quais são: a interdependência positiva, a responsabilidade individual, a interação face a face, as habilidades sociais e o processamento de grupo. Essa forma de aprender estimula a autonomia, liderança, protagonismo e o trabalho em grupo, atuando de forma alternativa em uma sociedade que, na maioria das vezes, estimula o individualismo e a competição. Observa-se, contudo, que essa metodologia pedagógica ainda é pouco utilizada dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC) para formar os futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho. Diante disso, o presente artigo busca observar e analisar a metodologia de ensino de alguns profissionais atuantes no Centro de Tecnologia (C.T.) da UFC - Campus do PICI com o intuito de perceber o posicionamento dos mesmos quanto à adoção da aprendizagem cooperativa no currículo dos cursos desse Centro. Para esse estudo, pretende-se entrevistar professores, alunos e outros profissionais atuantes no C.T., a fim de obter um panorama geral dos prós e contras da aplicação da A.C. em sala de aula. Como o projeto ainda está em andamento, espera-se que, com a realização do presente estudo, obtenham-se dados que favoreçam a aplicação da A.C. em sala de aula para que, cada vez mais, os professores passem a disseminar tal metodologia de ensino, formando profissionais capacitados para o trabalho em grupo e que pensem em metas coletivas e não individualistas para a sociedade brasileira. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42546 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fcpantuzzi.pdf | 48,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.