Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pantuzzi, Fernanda Cristina | - |
dc.contributor.author | Bruno Júnior, Jairo dos Santos | - |
dc.contributor.author | Gomes, Yuri Valentim Carneiro | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Adriana Madja dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T17:13:46Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T17:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PANTUZZI, Fernanda Cristina et al. Condições favoráveis para aplicar a aprendizagem cooperativa no centro de tecnologia da Universidade Federal Do Ceará (CAMPUS Do Pici ). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42546 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.title | Condições favoráveis para aplicar a aprendizagem cooperativa no centro de tecnologia da Universidade Federal Do Ceará (CAMPUS Do Pici ) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Aprendizagem Cooperativa (A.C.) é uma metodologia pedagógica fundamentada em cinco pilares, os quais são: a interdependência positiva, a responsabilidade individual, a interação face a face, as habilidades sociais e o processamento de grupo. Essa forma de aprender estimula a autonomia, liderança, protagonismo e o trabalho em grupo, atuando de forma alternativa em uma sociedade que, na maioria das vezes, estimula o individualismo e a competição. Observa-se, contudo, que essa metodologia pedagógica ainda é pouco utilizada dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC) para formar os futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho. Diante disso, o presente artigo busca observar e analisar a metodologia de ensino de alguns profissionais atuantes no Centro de Tecnologia (C.T.) da UFC - Campus do PICI com o intuito de perceber o posicionamento dos mesmos quanto à adoção da aprendizagem cooperativa no currículo dos cursos desse Centro. Para esse estudo, pretende-se entrevistar professores, alunos e outros profissionais atuantes no C.T., a fim de obter um panorama geral dos prós e contras da aplicação da A.C. em sala de aula. Como o projeto ainda está em andamento, espera-se que, com a realização do presente estudo, obtenham-se dados que favoreçam a aplicação da A.C. em sala de aula para que, cada vez mais, os professores passem a disseminar tal metodologia de ensino, formando profissionais capacitados para o trabalho em grupo e que pensem em metas coletivas e não individualistas para a sociedade brasileira. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fcpantuzzi.pdf | 48,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.