Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPantuzzi, Fernanda Cristina-
dc.contributor.authorBruno Júnior, Jairo dos Santos-
dc.contributor.authorGomes, Yuri Valentim Carneiro-
dc.contributor.authorFeitosa, Adriana Madja dos Santos-
dc.date.accessioned2019-06-07T17:13:46Z-
dc.date.available2019-06-07T17:13:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPANTUZZI, Fernanda Cristina et al. Condições favoráveis para aplicar a aprendizagem cooperativa no centro de tecnologia da Universidade Federal Do Ceará (CAMPUS Do Pici ). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42546-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleCondições favoráveis para aplicar a aprendizagem cooperativa no centro de tecnologia da Universidade Federal Do Ceará (CAMPUS Do Pici )pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Aprendizagem Cooperativa (A.C.) é uma metodologia pedagógica fundamentada em cinco pilares, os quais são: a interdependência positiva, a responsabilidade individual, a interação face a face, as habilidades sociais e o processamento de grupo. Essa forma de aprender estimula a autonomia, liderança, protagonismo e o trabalho em grupo, atuando de forma alternativa em uma sociedade que, na maioria das vezes, estimula o individualismo e a competição. Observa-se, contudo, que essa metodologia pedagógica ainda é pouco utilizada dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC) para formar os futuros profissionais que atuarão no mercado de trabalho. Diante disso, o presente artigo busca observar e analisar a metodologia de ensino de alguns profissionais atuantes no Centro de Tecnologia (C.T.) da UFC - Campus do PICI com o intuito de perceber o posicionamento dos mesmos quanto à adoção da aprendizagem cooperativa no currículo dos cursos desse Centro. Para esse estudo, pretende-se entrevistar professores, alunos e outros profissionais atuantes no C.T., a fim de obter um panorama geral dos prós e contras da aplicação da A.C. em sala de aula. Como o projeto ainda está em andamento, espera-se que, com a realização do presente estudo, obtenham-se dados que favoreçam a aplicação da A.C. em sala de aula para que, cada vez mais, os professores passem a disseminar tal metodologia de ensino, formando profissionais capacitados para o trabalho em grupo e que pensem em metas coletivas e não individualistas para a sociedade brasileira.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fcpantuzzi.pdf48,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.