Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42471
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Por uma pedagogia criadora e imaginativa: retratos de uma prática docente transformadora
Título en inglés: For a creative and imaginative pedagogy: portraits of a transforming teaching practice
Autor : Araujo, Eliane Pawlowski Oliveira
Paula, Claudio Paixão Anastácio de
Palabras clave : Duarte, Adriana Bogliolo Sirihal;Fazer pedagógico;Espírito científico;Imaginação criadora
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Informação em Pauta
Citación : ARAUJO, Eliane Pawlowski Oliveira; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. Por uma pedagogia criadora e imaginativa: retratos de uma prática docente transformadora. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial, p. 62-82, maio 2019.
Resumen en portugués brasileño: A Ciência da Informação, pela inserção de pesquisadores de várias áreas interessados no estudo da informação enquanto objeto científico, acaba tornando-se, à parte qualquer polêmica a respeito, um campo interdisciplinar. Sua práxis pode se fortalecer enormemente se as investigações realizadas na área repercutirem no ensino numa perspectiva afinada com a noção segundo a qual o professor deve, obrigatoriamente, ser um pesquisador. Essa ideia, esboçada por Paulo Freire, parte do pressuposto de não ser possível o real ensino sem pesquisa, e vice-versa. O presente artigo procura destacar essa indissociação por meio da análise dos relatos de experiências vivenciados por vários alunos e colegas que cruzaram a trajetória da pesquisadora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, docente da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais ainda, pretende apontar o percurso dessa professora, formada inicialmente em Ciência da Computação, que foi entremeado não só de relevante contribuição para a área, mas de uma prática educativa exercida com afetividade, alegria, capacidade científica e domínio técnico a serviço da mudança, características que Freire atribui ao professor ideal.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42471
ISSN : 2525-3468 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_epoaraujocpapaula.pdf501,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.