Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42471
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Por uma pedagogia criadora e imaginativa: retratos de uma prática docente transformadora |
Title in English: | For a creative and imaginative pedagogy: portraits of a transforming teaching practice |
Authors: | Araujo, Eliane Pawlowski Oliveira Paula, Claudio Paixão Anastácio de |
Keywords: | Duarte, Adriana Bogliolo Sirihal;Fazer pedagógico;Espírito científico;Imaginação criadora |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Informação em Pauta |
Citation: | ARAUJO, Eliane Pawlowski Oliveira; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. Por uma pedagogia criadora e imaginativa: retratos de uma prática docente transformadora. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, número especial, p. 62-82, maio 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A Ciência da Informação, pela inserção de pesquisadores de várias áreas interessados no estudo da informação enquanto objeto científico, acaba tornando-se, à parte qualquer polêmica a respeito, um campo interdisciplinar. Sua práxis pode se fortalecer enormemente se as investigações realizadas na área repercutirem no ensino numa perspectiva afinada com a noção segundo a qual o professor deve, obrigatoriamente, ser um pesquisador. Essa ideia, esboçada por Paulo Freire, parte do pressuposto de não ser possível o real ensino sem pesquisa, e vice-versa. O presente artigo procura destacar essa indissociação por meio da análise dos relatos de experiências vivenciados por vários alunos e colegas que cruzaram a trajetória da pesquisadora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, docente da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais ainda, pretende apontar o percurso dessa professora, formada inicialmente em Ciência da Computação, que foi entremeado não só de relevante contribuição para a área, mas de uma prática educativa exercida com afetividade, alegria, capacidade científica e domínio técnico a serviço da mudança, características que Freire atribui ao professor ideal. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42471 |
ISSN: | 2525-3468 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_art_epoaraujocpapaula.pdf | 501,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.