Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42311
Tipo: Resumo
Título : A produção artesanal de manteiga da terra como resgate da identidade cultural no sertão do Ceará
Autor : Magalhães, Antonia Vanda Matos
Gondim Neto, Leopoldo
Palabras clave : Manteiga da terra;Insumos cearenses;Produção artesanal
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : MAGALHÃES, Antonia Vanda Matos; GONDIM NETO, Leopoldo. A produção artesanal de manteiga da terra como resgate da identidade cultural no sertão do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Resumen en portugués brasileño: Este resumo é fruto de pesquisa da disciplina de cozinha cearense. A história da manteiga data de 1.400 a 2.000 a.C, usada incialmente como unguento pelos gregos e romanos, somente a partir do século VII, com sua expansão para o Norte da Europa passou a ser utilizada na alimentação, provavelmente na Noruega, tornando-se um dos lacticínios mais consumidos mundialmente. A manteiga da terra, manteiga de garrafa ou manteiga do sertão, destaca-se como um dos insumos tradicionais mais apreciados no Ceará, sua produção é de grande importância para a subsistência dos pequenos produtores de lacticínios, que sem acesso às usinas de beneficiamento de leite, ainda a produzem de maneira artesanal. Conforme a instrução normativa nº 30, de 26 de junho de 2001, a manteiga da terra é o produto líquido e pastoso, obtido a partir do creme de leite, pela eliminação quase total de água, mediante processo tecnologicamente adequado. Apesar dessa Instrução Normativa, não existe uma padronização para a fabricação da manteiga da terra no interior do estado, sendo seus saberes passados de geração a geração. O objetivo desse trabalho é resgatar a metodologia tradicional de produção no sertão cearense, descrevendo as técnicas, fatos e utensílios utilizados, procurando estabelecer padrões de qualidade e conservação, preservando o insumo como identidade cultural. Serão acompanhados produtores familiares no sertão cearense e descrita a metodologia e etapas do processo produtivo que envolve a coleta do leite, desnate para obtenção da nata, acondicionamento e conservação, batimento, salga e fusão da manteiga, decantação e separação da “borra”, filtragem e acondicionamento. A produção de manteiga artesanal é feita por produtores familiares, de forma não padronizada e de maneira empírica, sendo sua preservação de fundamental importância para o registro dos saberes tradicionais.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42311
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_avmmagalhaes.pdf49,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.