Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42182
Tipo: Artigo de Evento
Título: A Construção da Estrada de Ferro de Baturité: alteração da paisagem e a produção de outras fronteiras no Ceará (1870-1926)
Autor(es): Cortez, Ana Isabel Ribeiro Parente
Palavras-chave: História;Historiografia;Estradas de Ferro- Baturité
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: CORTEZ, Ana Isabel Ribeiro Parente. A Construção da Estrada de Ferro de Baturité: alteração da paisagem e a produção de outras fronteiras no Ceará (1870-1926). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumo: Em 29 de junho de 1871, o Coronel Joaquim da Cunha Freire, então presidente da província do Ceará, anunciou o início da construção da Estrada de Ferro de Baturité e as primeiras previsões de traçado. Conforme o relatório, Com o máximo prazer comunico á V. Exc. que brevemente serão iniciados os trabalhos de construcção de uma via ferrea, pelo systema tram road d’esta capital para o importante município de Baturité empresa esta de grande alcance e futuro para a provincia, como V. Exc. póde muito bem comprehender. (...) É consideravel o movimento da estrada que se vai construir. Ella se dirigi aos municípios mais productores da província e pelos que também transitam quase todos os gêneros que se destinam a exportação pelo porto da capital, ou nelle desembarcam para o consumo dos sertões. (...) Do melhoramento das nossas vias de transporte virá o augmento da nossa producção, e n’esta se acha a fonte de toda a receita provincial. Os empresários vencendo todos os obstáculos, proseguem na sua obra, e n’este momento fasem-se os estudos necessários para se determinar a linha até Maranguape e Pacatuba, ponto de um dos quaes se deverá prolongar ate Baturité, segundo a direcção que mais conveniente se julgar. Aparentemente, a escolha desse início de percurso para a Estrada de Ferro de Baturité foi consensual. Nenhuma controvérsia séria envolveu a decisão de levar os trilhos da capital até a cidade de Baturité, passando por Arronches, Pacatuba, Acarape e Maranguape. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42182
ISBN: 978 85 98711 11 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_airpcortez.pdf169,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.