Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42182
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cortez, Ana Isabel Ribeiro Parente | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T18:09:31Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T18:09:31Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | CORTEZ, Ana Isabel Ribeiro Parente. A Construção da Estrada de Ferro de Baturité: alteração da paisagem e a produção de outras fronteiras no Ceará (1870-1926). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 98711 11 9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42182 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANPUH | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Estradas de Ferro- Baturité | pt_BR |
dc.title | A Construção da Estrada de Ferro de Baturité: alteração da paisagem e a produção de outras fronteiras no Ceará (1870-1926) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em 29 de junho de 1871, o Coronel Joaquim da Cunha Freire, então presidente da província do Ceará, anunciou o início da construção da Estrada de Ferro de Baturité e as primeiras previsões de traçado. Conforme o relatório, Com o máximo prazer comunico á V. Exc. que brevemente serão iniciados os trabalhos de construcção de uma via ferrea, pelo systema tram road d’esta capital para o importante município de Baturité empresa esta de grande alcance e futuro para a provincia, como V. Exc. póde muito bem comprehender. (...) É consideravel o movimento da estrada que se vai construir. Ella se dirigi aos municípios mais productores da província e pelos que também transitam quase todos os gêneros que se destinam a exportação pelo porto da capital, ou nelle desembarcam para o consumo dos sertões. (...) Do melhoramento das nossas vias de transporte virá o augmento da nossa producção, e n’esta se acha a fonte de toda a receita provincial. Os empresários vencendo todos os obstáculos, proseguem na sua obra, e n’este momento fasem-se os estudos necessários para se determinar a linha até Maranguape e Pacatuba, ponto de um dos quaes se deverá prolongar ate Baturité, segundo a direcção que mais conveniente se julgar. Aparentemente, a escolha desse início de percurso para a Estrada de Ferro de Baturité foi consensual. Nenhuma controvérsia séria envolveu a decisão de levar os trilhos da capital até a cidade de Baturité, passando por Arronches, Pacatuba, Acarape e Maranguape. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_airpcortez.pdf | 169,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.