Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42182
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A Construção da Estrada de Ferro de Baturité: alteração da paisagem e a produção de outras fronteiras no Ceará (1870-1926) |
Authors: | Cortez, Ana Isabel Ribeiro Parente |
Keywords: | História;Historiografia;Estradas de Ferro- Baturité |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | ANPUH |
Citation: | CORTEZ, Ana Isabel Ribeiro Parente. A Construção da Estrada de Ferro de Baturité: alteração da paisagem e a produção de outras fronteiras no Ceará (1870-1926). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Em 29 de junho de 1871, o Coronel Joaquim da Cunha Freire, então presidente da província do Ceará, anunciou o início da construção da Estrada de Ferro de Baturité e as primeiras previsões de traçado. Conforme o relatório, Com o máximo prazer comunico á V. Exc. que brevemente serão iniciados os trabalhos de construcção de uma via ferrea, pelo systema tram road d’esta capital para o importante município de Baturité empresa esta de grande alcance e futuro para a provincia, como V. Exc. póde muito bem comprehender. (...) É consideravel o movimento da estrada que se vai construir. Ella se dirigi aos municípios mais productores da província e pelos que também transitam quase todos os gêneros que se destinam a exportação pelo porto da capital, ou nelle desembarcam para o consumo dos sertões. (...) Do melhoramento das nossas vias de transporte virá o augmento da nossa producção, e n’esta se acha a fonte de toda a receita provincial. Os empresários vencendo todos os obstáculos, proseguem na sua obra, e n’este momento fasem-se os estudos necessários para se determinar a linha até Maranguape e Pacatuba, ponto de um dos quaes se deverá prolongar ate Baturité, segundo a direcção que mais conveniente se julgar. Aparentemente, a escolha desse início de percurso para a Estrada de Ferro de Baturité foi consensual. Nenhuma controvérsia séria envolveu a decisão de levar os trilhos da capital até a cidade de Baturité, passando por Arronches, Pacatuba, Acarape e Maranguape. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42182 |
ISBN: | 978 85 98711 11 9 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_airpcortez.pdf | 169,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.