Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42091
Tipo: | TCC |
Título : | A dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita de crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza |
Autor : | Costa, Régia Maria dos Santos |
Tutor: | Gomes, Adriana Leite Limaverde |
Palabras clave : | Psicologia da aprendizagem;Prática de Ensino;Leitura |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | COSTA, Régia Maria dos Santos. A dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita de crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza. 2014. 58f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na Leitura e Escrita de alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Fortaleza. Dificuldade de aprendizagem é uma problemática recorrente no processo de leitura e escrita, principalmente na nossa realidade de ensino da rede pública. Pretende-se na presente pesquisa, além da revisão bibliográfica acerca da temática, analisar sobre os aspectos relacionados à dificuldade da aquisição da leitura e escrita, além de buscar uma reflexão sobre a prática pedagógica de docentes. Para fundamentação teórica, foram estudados autores como: Ferreiro e Teberosky (2008), Freire (2006), Nunes (2003), Soares (2003), entre outros. Partindo da perspectiva que o problema não está centrado no aluno, mas pode envolver fatores que interferem no baixo rendimento escolar, como por exemplo: fatores emocionais, falta de interesse, inadequação da metodologia, a falta de incentivo e estímulos, fatores esses que também podem ser relacionados aos atrasos no desempenho escolar. O estudo foi realizado com base na abordagem qualitativa, através do estudo de caso. Neste estudo, observou-se que as dificuldades para ler e escrever dos alunos investigados estavam relacionadas a um conjunto de elementos, dentre elas: falta de acompanhamento individual tanto da família como da escola, falta de preparação dos professores, recursos inadequados e métodos descontextualizados e sem sentido para os alunos. Conclui-se que a prática pedagógica, a falta de motivação e de estímulo, além dos problemas familiares, como também os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, são causas que podem explicar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças. Portanto, verificou-se a importância de se criar o hábito de ler e escrever e de se trabalhar o incentivo e o prazer. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42091 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_rmscosta.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.