Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorCosta, Régia Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-28T18:41:42Z-
dc.date.available2019-05-28T18:41:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCOSTA, Régia Maria dos Santos. A dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita de crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza. 2014. 58f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42091-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleA dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita de crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na Leitura e Escrita de alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Fortaleza. Dificuldade de aprendizagem é uma problemática recorrente no processo de leitura e escrita, principalmente na nossa realidade de ensino da rede pública. Pretende-se na presente pesquisa, além da revisão bibliográfica acerca da temática, analisar sobre os aspectos relacionados à dificuldade da aquisição da leitura e escrita, além de buscar uma reflexão sobre a prática pedagógica de docentes. Para fundamentação teórica, foram estudados autores como: Ferreiro e Teberosky (2008), Freire (2006), Nunes (2003), Soares (2003), entre outros. Partindo da perspectiva que o problema não está centrado no aluno, mas pode envolver fatores que interferem no baixo rendimento escolar, como por exemplo: fatores emocionais, falta de interesse, inadequação da metodologia, a falta de incentivo e estímulos, fatores esses que também podem ser relacionados aos atrasos no desempenho escolar. O estudo foi realizado com base na abordagem qualitativa, através do estudo de caso. Neste estudo, observou-se que as dificuldades para ler e escrever dos alunos investigados estavam relacionadas a um conjunto de elementos, dentre elas: falta de acompanhamento individual tanto da família como da escola, falta de preparação dos professores, recursos inadequados e métodos descontextualizados e sem sentido para os alunos. Conclui-se que a prática pedagógica, a falta de motivação e de estímulo, além dos problemas familiares, como também os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, são causas que podem explicar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças. Portanto, verificou-se a importância de se criar o hábito de ler e escrever e de se trabalhar o incentivo e o prazer.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_rmscosta.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.