Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Adriana Leite Limaverde | - |
dc.contributor.author | Costa, Régia Maria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T18:41:42Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T18:41:42Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Régia Maria dos Santos. A dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita de crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza. 2014. 58f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42091 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | A dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita de crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na Leitura e Escrita de alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Fortaleza. Dificuldade de aprendizagem é uma problemática recorrente no processo de leitura e escrita, principalmente na nossa realidade de ensino da rede pública. Pretende-se na presente pesquisa, além da revisão bibliográfica acerca da temática, analisar sobre os aspectos relacionados à dificuldade da aquisição da leitura e escrita, além de buscar uma reflexão sobre a prática pedagógica de docentes. Para fundamentação teórica, foram estudados autores como: Ferreiro e Teberosky (2008), Freire (2006), Nunes (2003), Soares (2003), entre outros. Partindo da perspectiva que o problema não está centrado no aluno, mas pode envolver fatores que interferem no baixo rendimento escolar, como por exemplo: fatores emocionais, falta de interesse, inadequação da metodologia, a falta de incentivo e estímulos, fatores esses que também podem ser relacionados aos atrasos no desempenho escolar. O estudo foi realizado com base na abordagem qualitativa, através do estudo de caso. Neste estudo, observou-se que as dificuldades para ler e escrever dos alunos investigados estavam relacionadas a um conjunto de elementos, dentre elas: falta de acompanhamento individual tanto da família como da escola, falta de preparação dos professores, recursos inadequados e métodos descontextualizados e sem sentido para os alunos. Conclui-se que a prática pedagógica, a falta de motivação e de estímulo, além dos problemas familiares, como também os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, são causas que podem explicar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças. Portanto, verificou-se a importância de se criar o hábito de ler e escrever e de se trabalhar o incentivo e o prazer. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_rmscosta.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.