Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41705
Tipo: Artigo de Evento
Título: Afinal, cadê a história? Reflexões sobre a leitura, a interpretação e a escrita na formação do profissional de história
Autor(es): Rodrigues, Joyce Mota
Palavras-chave: Proposta analisar o processo de construção de monografias;Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Data do documento: 2006
Citação: RODRIGUES, Joyce Mota. Afinal, cadê a história? Reflexões sobre a leitura, a interpretação e a escrita na formação do profissional de história. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 52-58
Resumo: A presente pesquisa tem como proposta analisar o processo de construção de monografias dos alunos do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; no segundo momento, compreender como se dá a socialização dessas pesquisas. Para tanto, tenho procurado situar a importância da leitura como fio condutor para que a interpretação obtenha uma reflexão mais profunda e crítica de maneira a auxiliar na produção historiográfica que esses alunos precisam desenvolver no decorrer da graduação. Para realização de tal tarefa, tornou-se fundamental a crítica sobre a realidade do ensino e suas conexões com a pesquisa, bem como as contradições entre a universidade e a prática de ensino tendo em vista a dificuldade em articular a teoria e a prática. [....]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41705
ISBN: 85 7282 202 X
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_jmrodrigues.pdf26,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.