Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41705
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Afinal, cadê a história? Reflexões sobre a leitura, a interpretação e a escrita na formação do profissional de história |
Autor(es): | Rodrigues, Joyce Mota |
Palavras-chave: | Proposta analisar o processo de construção de monografias;Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA |
Data do documento: | 2006 |
Citação: | RODRIGUES, Joyce Mota. Afinal, cadê a história? Reflexões sobre a leitura, a interpretação e a escrita na formação do profissional de história. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 52-58 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como proposta analisar o processo de construção de monografias dos alunos do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; no segundo momento, compreender como se dá a socialização dessas pesquisas. Para tanto, tenho procurado situar a importância da leitura como fio condutor para que a interpretação obtenha uma reflexão mais profunda e crítica de maneira a auxiliar na produção historiográfica que esses alunos precisam desenvolver no decorrer da graduação. Para realização de tal tarefa, tornou-se fundamental a crítica sobre a realidade do ensino e suas conexões com a pesquisa, bem como as contradições entre a universidade e a prática de ensino tendo em vista a dificuldade em articular a teoria e a prática. [....] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41705 |
ISBN: | 85 7282 202 X |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_jmrodrigues.pdf | 26,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.