Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41455
Tipo: Artigo de Evento
Título : Perspectiva da avaliação educacional ao longo da história – dos testes ao modelo construtivista
Autor : Gomes, Luciana Kellen de Souza
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Florencio, Lourdes Rafaella Santos
Palabras clave : Perspectivas históricas;Avaliação históricas;Estudos ao longo da vida
Fecha de publicación : 2015
Editorial : EdUECE
Citación : GOMES, Luciana Kellen de Souza; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima, FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos. Perspectiva da avaliação educacional ao longo da história – dos testes ao modelo construtivista. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 265-275. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumen en portugués brasileño: A avaliação é uma área do conhecimento que sofreu profundas mudanças conceituais e funcionais ao longo do século XX, mudanças essas que para efeito de análise das diversas abordagens da avaliação no contexto histórico, Escudero divide em seis períodos históricos as diferentes perspectivas que a avaliação assumiu ao longo da história: a) período da reforma (1800-1900), b) a eficiência de tempo e "testar" (1900-1930), c) era de Tyler (1930-1945), d) idade da inocência (1946-1956), e) era de expansão (1957-1972) e f) da era profissional (desde 1973), que refere-se a situação atual. Gil (1992), afirma que no século XVIII, o aumento da demanda e do acesso à educação, sublinha a necessidade de verificar os méritos individuais e das instituições educacionais, quando são desenvolvidas e introduzidas regras sobre a utilização de provas escritas. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41455
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_lksgomes.pdf13,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.