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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Luciana Kellen de Souza-
dc.contributor.authorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorFlorencio, Lourdes Rafaella Santos-
dc.date.accessioned2019-05-07T15:06:52Z-
dc.date.available2019-05-07T15:06:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGOMES, Luciana Kellen de Souza; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima, FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos. Perspectiva da avaliação educacional ao longo da história – dos testes ao modelo construtivista. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 265-275. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41455-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectPerspectivas históricaspt_BR
dc.subjectAvaliação históricaspt_BR
dc.subjectEstudos ao longo da vidapt_BR
dc.titlePerspectiva da avaliação educacional ao longo da história – dos testes ao modelo construtivistapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação é uma área do conhecimento que sofreu profundas mudanças conceituais e funcionais ao longo do século XX, mudanças essas que para efeito de análise das diversas abordagens da avaliação no contexto histórico, Escudero divide em seis períodos históricos as diferentes perspectivas que a avaliação assumiu ao longo da história: a) período da reforma (1800-1900), b) a eficiência de tempo e "testar" (1900-1930), c) era de Tyler (1930-1945), d) idade da inocência (1946-1956), e) era de expansão (1957-1972) e f) da era profissional (desde 1973), que refere-se a situação atual. Gil (1992), afirma que no século XVIII, o aumento da demanda e do acesso à educação, sublinha a necessidade de verificar os méritos individuais e das instituições educacionais, quando são desenvolvidas e introduzidas regras sobre a utilização de provas escritas. [...]pt_BR
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