Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41455
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Perspectiva da avaliação educacional ao longo da história – dos testes ao modelo construtivista |
Authors: | Gomes, Luciana Kellen de Souza Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima Florencio, Lourdes Rafaella Santos |
Keywords: | Perspectivas históricas;Avaliação históricas;Estudos ao longo da vida |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | EdUECE |
Citation: | GOMES, Luciana Kellen de Souza; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima, FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos. Perspectiva da avaliação educacional ao longo da história – dos testes ao modelo construtivista. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 265-275. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A avaliação é uma área do conhecimento que sofreu profundas mudanças conceituais e funcionais ao longo do século XX, mudanças essas que para efeito de análise das diversas abordagens da avaliação no contexto histórico, Escudero divide em seis períodos históricos as diferentes perspectivas que a avaliação assumiu ao longo da história: a) período da reforma (1800-1900), b) a eficiência de tempo e "testar" (1900-1930), c) era de Tyler (1930-1945), d) idade da inocência (1946-1956), e) era de expansão (1957-1972) e f) da era profissional (desde 1973), que refere-se a situação atual. Gil (1992), afirma que no século XVIII, o aumento da demanda e do acesso à educação, sublinha a necessidade de verificar os méritos individuais e das instituições educacionais, quando são desenvolvidas e introduzidas regras sobre a utilização de provas escritas. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41455 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_lksgomes.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.