Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41452
Type: Artigo de Evento
Title: A evolução da pedagogia dedicada à infância
Authors: Furtado, Ana Paula Azevedo
Paiva, Ana Carine dos Santos de Sousa
Keywords: História social da infância e da família;Pensamento pedagógico;Educação infantil
Issue Date: 2015
Publisher: EdUECE
Citation: FURTADO, Ana Paula Azevedo; PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa. A evolução da pedagogia dedicada à infância. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 236-244. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Abstract in Brazilian Portuguese: Questões pertinentes à educação das crianças tem permeado os cenários científicos desde séculos remotos. A clássica publicação “História social da infância e da família” de Philippe Ariés (1981) traz algumas características encontradas no decorrer dos anos referentes a essa etapa da vida. Inicialmente a educação das crianças pequenas foi responsabilidade essencialmente familiar. Por volta dos séculos XVI e XVII, com o surgimento do pensamento pedagógico moderno, observa-se as primeiras iniciativas europeias de instituições para crianças. A partir dos séculos XVIII e XIX, as discussões sobre a escolaridade obrigatória se intensificam e as sociedades começam a enfatizar a importância da educação para o desenvolvimento social. No contexto brasileiro, durante décadas, a educação infantil foi considerada como uma etapa de pouca ou nenhuma relevância. No entanto, datam ainda do final do século XIX, o surgimento das primeiras instituições de educação para crianças no Brasil. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41452
ISSN: 2447 2085
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_apafurtado.pdf13,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.