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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFurtado, Ana Paula Azevedo-
dc.contributor.authorPaiva, Ana Carine dos Santos de Sousa-
dc.date.accessioned2019-05-07T14:44:26Z-
dc.date.available2019-05-07T14:44:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFURTADO, Ana Paula Azevedo; PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa. A evolução da pedagogia dedicada à infância. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 236-244. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41452-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectHistória social da infância e da famíliapt_BR
dc.subjectPensamento pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA evolução da pedagogia dedicada à infânciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrQuestões pertinentes à educação das crianças tem permeado os cenários científicos desde séculos remotos. A clássica publicação “História social da infância e da família” de Philippe Ariés (1981) traz algumas características encontradas no decorrer dos anos referentes a essa etapa da vida. Inicialmente a educação das crianças pequenas foi responsabilidade essencialmente familiar. Por volta dos séculos XVI e XVII, com o surgimento do pensamento pedagógico moderno, observa-se as primeiras iniciativas europeias de instituições para crianças. A partir dos séculos XVIII e XIX, as discussões sobre a escolaridade obrigatória se intensificam e as sociedades começam a enfatizar a importância da educação para o desenvolvimento social. No contexto brasileiro, durante décadas, a educação infantil foi considerada como uma etapa de pouca ou nenhuma relevância. No entanto, datam ainda do final do século XIX, o surgimento das primeiras instituições de educação para crianças no Brasil. [...]pt_BR
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