Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41411
Tipo: Artigo de Evento
Título: Promoção de um ambiente de aprendizagem positivo: avaliação na perspectiva dos educandos
Autor(es): Sousa, Leilane Barbosa de
Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Palavras-chave: Processo ensino aprendizagem;Capacitação humana;O sistema educacional
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: SOUSA, Leilane Barbosa de; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. Promoção de um ambiente de aprendizagem positivo: avaliação na perspectiva dos educandos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2184-2192.
Resumo: A educação consiste em um processo de ensino aprendizagem no qual se procura promover a competência humana de maneira formal, com intervenção ética (DEMO, 1997). O paradigma tradicional do ensino, no entanto, se caracteriza pela relação aluno-professor em que este último se posiciona com superioridade porque possui certo conhecimento. O diálogo, a participação ativa dos alunos e o pensamento crítico são deficientes, senão inexistentes. Há uma separação entre as funções intelectuais e as instrumentais (FROTA et al., 2000). Cada vez mais se tem questionado o sistema educacional na formação de profissionais críticos e com competência (GATTÁS; FUREGATO, 2007). No Brasil, a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) suscitou reflexão a respeito de novas propostas curriculares. Neste contexto foi lançado o desafio aos educadores de buscarem convidar o aluno a colocarse em uma posição interativa (LANDIM et al., 2000; PERES; MOREIRA; LEITE, 2007). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41411
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_lbsousa.pdf676,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.