Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41411
Type: Artigo de Evento
Title: Promoção de um ambiente de aprendizagem positivo: avaliação na perspectiva dos educandos
Authors: Sousa, Leilane Barbosa de
Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Keywords: Processo ensino aprendizagem;Capacitação humana;O sistema educacional
Issue Date: 2008
Publisher: UFC
Citation: SOUSA, Leilane Barbosa de; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. Promoção de um ambiente de aprendizagem positivo: avaliação na perspectiva dos educandos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2184-2192.
Abstract in Brazilian Portuguese: A educação consiste em um processo de ensino aprendizagem no qual se procura promover a competência humana de maneira formal, com intervenção ética (DEMO, 1997). O paradigma tradicional do ensino, no entanto, se caracteriza pela relação aluno-professor em que este último se posiciona com superioridade porque possui certo conhecimento. O diálogo, a participação ativa dos alunos e o pensamento crítico são deficientes, senão inexistentes. Há uma separação entre as funções intelectuais e as instrumentais (FROTA et al., 2000). Cada vez mais se tem questionado o sistema educacional na formação de profissionais críticos e com competência (GATTÁS; FUREGATO, 2007). No Brasil, a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) suscitou reflexão a respeito de novas propostas curriculares. Neste contexto foi lançado o desafio aos educadores de buscarem convidar o aluno a colocarse em uma posição interativa (LANDIM et al., 2000; PERES; MOREIRA; LEITE, 2007). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41411
ISBN: 9788589872423
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_eve_lbsousa.pdf676,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.