Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41411
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Promoção de um ambiente de aprendizagem positivo: avaliação na perspectiva dos educandos |
Authors: | Sousa, Leilane Barbosa de Barroso, Maria Grasiela Teixeira |
Keywords: | Processo ensino aprendizagem;Capacitação humana;O sistema educacional |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | UFC |
Citation: | SOUSA, Leilane Barbosa de; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. Promoção de um ambiente de aprendizagem positivo: avaliação na perspectiva dos educandos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2184-2192. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A educação consiste em um processo de ensino aprendizagem no qual se procura promover a competência humana de maneira formal, com intervenção ética (DEMO, 1997). O paradigma tradicional do ensino, no entanto, se caracteriza pela relação aluno-professor em que este último se posiciona com superioridade porque possui certo conhecimento. O diálogo, a participação ativa dos alunos e o pensamento crítico são deficientes, senão inexistentes. Há uma separação entre as funções intelectuais e as instrumentais (FROTA et al., 2000). Cada vez mais se tem questionado o sistema educacional na formação de profissionais críticos e com competência (GATTÁS; FUREGATO, 2007). No Brasil, a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) suscitou reflexão a respeito de novas propostas curriculares. Neste contexto foi lançado o desafio aos educadores de buscarem convidar o aluno a colocarse em uma posição interativa (LANDIM et al., 2000; PERES; MOREIRA; LEITE, 2007). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41411 |
ISBN: | 9788589872423 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_lbsousa.pdf | 676,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.