Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41312
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O uso de histórias em quadrinhos (HQs) como prática de letramento em uma sala de aula de 9° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Carvalho, Ive Marian de |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem;Histórias em Quadrinhos;Letramentos |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFBA |
Citação: | CARVALHO, Ive Marian de. O uso de histórias em quadrinhos (HQs) como prática de letramento em uma sala de aula de 9° ano do ensino fundamental. Inventário, Salvador, n. 22, p. 147-156, dez. 2018. |
Resumo: | Esse artigo trata de um projeto de leitura e produção de Histórias em Quadrinhos (doravante HQs), gênero ainda considerado inferior e impróprio ao contexto escolar por alguns professores da escola onde ocorreu o projeto, desenvolvido em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, considerada difícil e desinteressada. O objetivo do trabalho foi aproximar os alunos das aulas de língua portuguesa, consideradas chatas e desinteressantes, através da utilização de um gênero com o qual se identificam, distanciando-se de modelos autônomos de letramento. A experiência permitiu conhecer de perto a realidade dos alunos, ajudando-os a superar dificuldades, não só no campo do letramento como em seus problemas do cotidiano. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41312 |
ISSN: | 1679-1347 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_imcarvalho.pdf | 449,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.