Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41312
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O uso de histórias em quadrinhos (HQs) como prática de letramento em uma sala de aula de 9° ano do ensino fundamental
Autor(es): Carvalho, Ive Marian de
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem;Histórias em Quadrinhos;Letramentos
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFBA
Citação: CARVALHO, Ive Marian de. O uso de histórias em quadrinhos (HQs) como prática de letramento em uma sala de aula de 9° ano do ensino fundamental. Inventário, Salvador, n. 22, p. 147-156, dez. 2018.
Resumo: Esse artigo trata de um projeto de leitura e produção de Histórias em Quadrinhos (doravante HQs), gênero ainda considerado inferior e impróprio ao contexto escolar por alguns professores da escola onde ocorreu o projeto, desenvolvido em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, considerada difícil e desinteressada. O objetivo do trabalho foi aproximar os alunos das aulas de língua portuguesa, consideradas chatas e desinteressantes, através da utilização de um gênero com o qual se identificam, distanciando-se de modelos autônomos de letramento. A experiência permitiu conhecer de perto a realidade dos alunos, ajudando-os a superar dificuldades, não só no campo do letramento como em seus problemas do cotidiano.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41312
ISSN: 1679-1347
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_imcarvalho.pdf449,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.