Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41121
Tipo: TCC
Título : Uma análise das opiniões de alunos e professores sobre as metodologias de ensino de Física no ensino médio
Autor : Silva, Ermando Alencar da
Tutor: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palabras clave : Física;Física (Ensino médio)
Fecha de publicación : 2018
Citación : SILVA, E. A. Uma análise das opiniões de alunos e professores sobre as metodologias de ensino de Física no ensino médio. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Neste trabalho foram investigadas diferentes abordagens do ensino de física no ensino médio. O objetivo foi verificar como a física vem sendo trabalhada, quais são as metodologias utilizadas pelos professores e quais são as percepções dos alunose professores sobre o assunto. Questionários foram aplicados com alunos e professores do ensino médio da rede pública em Fortaleza-CE, no bairro Henrique Jorge. A análise dos dados apontou um modelo de ensino tradicional, onde os professores, apesar de terem o conhecimento de outras abordagens pedagógicas, além da aula expositiva, não fazem o uso por motivos diversos ou o fazem de maneira superficial. Nesse trabalho foi feita uma revisão bibliográfica do ensino de física no ensino médio nos últimos anos e apresentadas algumas metodologias que podem ser aplicadas com os alunos.
Abstract: In this study, different approaches to the teaching of physics in high school were investigated. The objective was to verify how physics has been worked, what are the methodologies used by teachers and what are the perceptions of students and teachers on the subject. Questionnaires were applied to teachers and high school students of public schools in the neighborhood of Henrique Jorge, in Fortaleza - Brazil. Data analysis pointed to a traditional teaching model, in which the teachers, despite having the knowledge of other pedagogical approaches besides the expository class, do not use them for different reasons or do it superficially. Also in this study, a literary review regarding the recent teaching of physics in high school was done and some methodologies that can be applied with students were presented.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41121
Aparece en las colecciones: FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_easilva.pdf563,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.