Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40952
Type: TCC
Title: Um elenco de ferramentas didáticas baseado no uso de tecnologias de informação para o ensino de Física
Authors: Magalhães, Moisés de Oliveira
Advisor: Silva, Marcos Antônio Araújo
Keywords: Ensino de Física;Jogos no ensino de Física;Meios de ensino
Issue Date: 2018
Citation: MAGALHÃES, M. O. Um elenco de ferramentas didáticas baseado no uso de tecnologias de informação para o ensino de Física. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nesta monografia apresento uma proposta pedagógica visando a utilização de Ferramentas Didáticas no Ensino de Física. Investigo a capacidade dessas ferramentas em desenvolver conceitos espontâneos em alunos do ensino médio, tornando as aulas mais dinâmicas. Com o objetivo de aproximar os conceitos físicos estudados em sala de aula da realidade dos alunos. Tal objetivo pode ser alcançado através das ferramentas didáticos que serão apresentadas. Serão utilizadas ferramentas como Mapas Conceituais, Diagramas V de Gowin, Scratch, Robótica e Jogos Educativos para melhor rendimento do processo de ensino e aprendizagem. Com a utilização de novas ferramentas educacionais podemos tornar os alunos mais interativos e capacitados para novos aprendizados. O uso dessas ferramentas despertarão maior interesse por parte do aluno em aprender, com isso minimizara as dificuldades do ensino aprendizagem.
Abstract: In this monograph, I present a pedagogical proposal for the use of Teaching Tools in Physics Teaching. I investigate the ability of these tools to develop spontaneous concepts in high school students, making classes more dynamic. With the objective of approaching, the physical concepts studied in the classroom of the reality of the students. This objective can be achieved through the teaching tools that will be presented. Tools such as Conceptual Maps, Gowin Diagrams V, Scratch, Robotics and Educational Games will be used to improve the teaching and learning process. With the use of new educational tools, we can make students more interactive and capable of new learning. The use of these tools will increase the student's interest in learning, thereby minimizing teaching learning difficulties.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40952
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_momagalhaes.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.