Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40741
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Curso de Pedagogia da FACED/UFC: do sonho à materialidade de referenciais humanizadores |
Authors: | Braga, Maria Margarete Sampaio de Carvalho |
Keywords: | Faculdade de Educação - UFC;Curso de Pedagogia;Jubileu dos 50 anos;Prática pedagógica docente-discente;Formação pedagógico-política |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. Curso de Pedagogia da FACED/UFC: do sonho à materialidade de referenciais humanizadores. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 215-223. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | [...] Quando adentrei o Compus do Benfica há exatos 30 anos de conclusão do Curso de Pedagogia, não tinha suspeições das lutas que iria enfrentar. Dentre elas, a mais difícil: a luta para que a escola se constitua num espaço/tempo de garantia do direito à Educação sem condicionamento a processos,práticas e rituais excludentes (ARROYO, 2009). Identifico o fato de que, ao longo da minha formação inicial, foi sendo constituída a preparação para o mundo do trabalho, para a convivência social e para a arte de viver humanamente. A valorização da escola pública foi se sedimentando na minha existência, desde as relações dialéticas e dialógicas estabelecidas com professores/ as, funcionários/as, coordenadores/as, bibliotecária, profissionais da cantina e colegas de turma, na relação com situações postas na nossa Cidade, no nosso País e no Mundo.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40741 |
ISBN: | 978-85-7282-617-4 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_mmscbraga.pdf | 4,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.