Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40547
Tipo: | TCC |
Título : | Manifestações da "pedagogia do exame" no Ensino de Língua Portuguesa para alunos(as) do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza |
Autor : | Almeida, Rodrigo Pereira de |
Tutor: | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
Co-asesor: | Silva, Camilla Rocha da |
Palabras clave : | Avaliação;Língua Portuguesa;Pedagogia do Exame |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | ALMEIDA, Rodrigo Pereira. Manifestações da "pedagogia do exame" no Ensino de Língua Portuguesa para alunos(as) do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza. 2018. 65f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho busca identificar as manifestações de fenômenos da “pedagogia do exame” em uma sala de aula do 5° ano do ensino fundamental. Tais manifestações serão exploradas, relatadas e analisadas dentro das teorias que abordam a avaliação, tema desta pesquisa qualitativa, realizada após levantamento bibliográfico e posterior inserção do pesquisador. Para tanto, por meio de observação não participante, relataremos certas ocorrências que influenciam o ensino da disciplina de Língua Portuguesa a alunos(as) do 5° ano do Ensino Fundamental, como também compreender como essas manifestações intervêm na elaboração do planejamento e nas práticas realizadas. Após utilizar-se a pesquisa de campo como forma de captação de dados, inferiu-se que a sobreposição do exame como ponto central na relação da professora com seus(suas) alunos(as) tornou-se um aspecto que contradizia o estabelecido como parâmetro ideal no aprendizado de Língua Portuguesa adotado nos documentos oficiais do Estado. Chegou-se à conclusão de que a prática adotada não se caracteriza como uma avaliação significativa nem à professora nem aos(às) alunos(as), estando as avaliações em larga escala como ponto basilar do planejamento das aulas de Língua Portuguesa, vindo a tornar-se um obstáculo no cumprimento das propostas apresentadas em documentos oficiais, consequência comum à “pedagogia do exame”. São apresentadas estratégias de avaliação alinhadas com o modelo de avaliação autêntica para complementar a prática avaliativa da professora observada. |
Abstract: | This paper aims to identify the phenomenology of the "pedagogia do exame" in a fifth-grade elementary school group. Such phenomena will be explored, described, and analyzed according to the theories that deal with assessment, the topic of this paper. To that end, using non-participant observation, we will describe facts that influence the teaching of Portuguese to fifth graders, as well as understand how these phenomena interfere with the working up of the lesson plans and actions that are taken. After using fieldwork as a method for gathering data, we have concluded that the prominence of the examination as a central point in the student-teacher relationship has become an aspect that goes against the ideal parameters for the learning of Portuguese adopted in official documents issued by the state. We have concluded that the practice in use does not constitute meaningful assessment to either the teacher or the students, with large-scale assessments featuring as the central point of the lesson planning of Portuguese classes. This fact has become an obstacle to satisfying the proposals in official documents. This outcome is common to the "pedagogia do exame." We then introduce assessment strategies that are in line with the model of authentic assessment to complement the evaluation methods of the teacher being observed. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40547 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_rpalmeida.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.