Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorAlmeida, Rodrigo Pereira de-
dc.date.accessioned2019-04-04T14:29:19Z-
dc.date.available2019-04-04T14:29:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rodrigo Pereira. Manifestações da "pedagogia do exame" no Ensino de Língua Portuguesa para alunos(as) do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza. 2018. 65f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40547-
dc.description.abstractThis paper aims to identify the phenomenology of the "pedagogia do exame" in a fifth-grade elementary school group. Such phenomena will be explored, described, and analyzed according to the theories that deal with assessment, the topic of this paper. To that end, using non-participant observation, we will describe facts that influence the teaching of Portuguese to fifth graders, as well as understand how these phenomena interfere with the working up of the lesson plans and actions that are taken. After using fieldwork as a method for gathering data, we have concluded that the prominence of the examination as a central point in the student-teacher relationship has become an aspect that goes against the ideal parameters for the learning of Portuguese adopted in official documents issued by the state. We have concluded that the practice in use does not constitute meaningful assessment to either the teacher or the students, with large-scale assessments featuring as the central point of the lesson planning of Portuguese classes. This fact has become an obstacle to satisfying the proposals in official documents. This outcome is common to the "pedagogia do exame." We then introduce assessment strategies that are in line with the model of authentic assessment to complement the evaluation methods of the teacher being observed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectPedagogia do Examept_BR
dc.titleManifestações da "pedagogia do exame" no Ensino de Língua Portuguesa para alunos(as) do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorSilva, Camilla Rocha da-
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca identificar as manifestações de fenômenos da “pedagogia do exame” em uma sala de aula do 5° ano do ensino fundamental. Tais manifestações serão exploradas, relatadas e analisadas dentro das teorias que abordam a avaliação, tema desta pesquisa qualitativa, realizada após levantamento bibliográfico e posterior inserção do pesquisador. Para tanto, por meio de observação não participante, relataremos certas ocorrências que influenciam o ensino da disciplina de Língua Portuguesa a alunos(as) do 5° ano do Ensino Fundamental, como também compreender como essas manifestações intervêm na elaboração do planejamento e nas práticas realizadas. Após utilizar-se a pesquisa de campo como forma de captação de dados, inferiu-se que a sobreposição do exame como ponto central na relação da professora com seus(suas) alunos(as) tornou-se um aspecto que contradizia o estabelecido como parâmetro ideal no aprendizado de Língua Portuguesa adotado nos documentos oficiais do Estado. Chegou-se à conclusão de que a prática adotada não se caracteriza como uma avaliação significativa nem à professora nem aos(às) alunos(as), estando as avaliações em larga escala como ponto basilar do planejamento das aulas de Língua Portuguesa, vindo a tornar-se um obstáculo no cumprimento das propostas apresentadas em documentos oficiais, consequência comum à “pedagogia do exame”. São apresentadas estratégias de avaliação alinhadas com o modelo de avaliação autêntica para complementar a prática avaliativa da professora observada.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_rpalmeida.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.