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Type: TCC
Title: Narrativa autobiográfica da trajetória de uma menina/mulher com perda auditiva adquirida, em busca da formação acadêmica
Authors: Costa, Francisca Zeneide Mourão da
Advisor: Barbosa, Maria José
Keywords: Narrativa;Perda auditiva;Aprendizagem
Issue Date: 2018
Citation: COSTA, Francisca Zeneide Mourão da. Narrativa autobiográfica da trajetória de uma menina/mulher com perda auditiva adquirida, em busca da formação acadêmica. 2018. 62f. - TCC (monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esse trabalho apresenta uma narrativa autobiográfica reflexiva, histórica e social de uma menina/mulher com perda auditiva, na trajetória em busca da formação acadêmica. Sua transformação individual e empoderamento educativo, após a autoalfabetização que impulsionou sua autonomização em busca da sua formação acadêmica, fato que justifica uma pesquisa etnossociológica. A reflexão sobre trajetória de formação da autora, dentro de um contexto vulnerável derivado de condições físicas, psicológicas e socioeconômicas adversas, é o objetivo geral do presente trabalho. O relato de vida é observado sob a ênfase educativa de formação, mostrando uma forma nova de elaboração do trabalho de conclusão de curso, o que lhe confere relevância social e acadêmica. A abordagem metodológica utilizada baseia-se no enfoque qualitativo e interpretativo, sob a ótica da fenomenologia da narrativa, em que a autora é protagonista e personagem. Como fundamentação teórica, utilizamos os conceitos de Bertaux (2010), Bourdieu (2005, 2006), como também Freire (2008, 2009), Vygotsky (1991, 1996), e Sacks (2010), entre outros. Os resultados obtidos com a pesquisa revelam que a adaptabilidade motivada por um interesse específico pode impulsionar a aprendizagem de pessoas que apresentam dificuldades físicas, motoras, psicológicas ou comportamentais.
Abstract: His work presents a autobiographical narrative, social historical of a girl / woman with hearing loss, in the trajectory in search of the academic formation. Its individual transformation and educational empowerment after the self-literacy that impelled its autonomization in search of its academic formation, fact that justifies an ethno-sociological research. The reflection about the trajectory of the author's training within a vulnerable context derived from adverse physical, psychological and socio-economic conditions is the general objective of the present study. The report of life is observed under the educational emphasis of formation, showing a new form of elaboration of the work of conclusion of course, which gives it social and academic relevance. The methodological approach used is based on the qualitative and interpretative approach, from the point of view of narrative phenomenology, in which the author is protagonist and character. As a theoretical basis, we use the concepts of Bertaux (2010), Bourdieu (2005, 2006), as well as Freire (2008, 2009), Vygotsky (1991, 1996) and Sacks (2010). The results obtained with the research reveal that the adaptability motivated by a specific interest can boost the learning of people who present physical, motor, psychological or behavioral difficulties.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40534
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

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