Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria José-
dc.contributor.authorCosta, Francisca Zeneide Mourão da-
dc.date.accessioned2019-04-04T13:35:33Z-
dc.date.available2019-04-04T13:35:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOSTA, Francisca Zeneide Mourão da. Narrativa autobiográfica da trajetória de uma menina/mulher com perda auditiva adquirida, em busca da formação acadêmica. 2018. 62f. - TCC (monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40534-
dc.description.abstractHis work presents a autobiographical narrative, social historical of a girl / woman with hearing loss, in the trajectory in search of the academic formation. Its individual transformation and educational empowerment after the self-literacy that impelled its autonomization in search of its academic formation, fact that justifies an ethno-sociological research. The reflection about the trajectory of the author's training within a vulnerable context derived from adverse physical, psychological and socio-economic conditions is the general objective of the present study. The report of life is observed under the educational emphasis of formation, showing a new form of elaboration of the work of conclusion of course, which gives it social and academic relevance. The methodological approach used is based on the qualitative and interpretative approach, from the point of view of narrative phenomenology, in which the author is protagonist and character. As a theoretical basis, we use the concepts of Bertaux (2010), Bourdieu (2005, 2006), as well as Freire (2008, 2009), Vygotsky (1991, 1996) and Sacks (2010). The results obtained with the research reveal that the adaptability motivated by a specific interest can boost the learning of people who present physical, motor, psychological or behavioral difficulties.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectPerda auditivapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleNarrativa autobiográfica da trajetória de uma menina/mulher com perda auditiva adquirida, em busca da formação acadêmicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho apresenta uma narrativa autobiográfica reflexiva, histórica e social de uma menina/mulher com perda auditiva, na trajetória em busca da formação acadêmica. Sua transformação individual e empoderamento educativo, após a autoalfabetização que impulsionou sua autonomização em busca da sua formação acadêmica, fato que justifica uma pesquisa etnossociológica. A reflexão sobre trajetória de formação da autora, dentro de um contexto vulnerável derivado de condições físicas, psicológicas e socioeconômicas adversas, é o objetivo geral do presente trabalho. O relato de vida é observado sob a ênfase educativa de formação, mostrando uma forma nova de elaboração do trabalho de conclusão de curso, o que lhe confere relevância social e acadêmica. A abordagem metodológica utilizada baseia-se no enfoque qualitativo e interpretativo, sob a ótica da fenomenologia da narrativa, em que a autora é protagonista e personagem. Como fundamentação teórica, utilizamos os conceitos de Bertaux (2010), Bourdieu (2005, 2006), como também Freire (2008, 2009), Vygotsky (1991, 1996), e Sacks (2010), entre outros. Os resultados obtidos com a pesquisa revelam que a adaptabilidade motivada por um interesse específico pode impulsionar a aprendizagem de pessoas que apresentam dificuldades físicas, motoras, psicológicas ou comportamentais.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_fzmcosta.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.