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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40220
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Avaliação das Casas de Cultura Estrangeira: contribuição à avaliação institucional da Universidade Federal do Ceará |
Autor : | Teixeira, José Lima Andriola, Wagner Bandeira |
Palabras clave : | Instituições Federais de Ensino Superior;Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);Educação |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | TEIXEIRA, José Lima; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação das Casas de Cultura Estrangeira: contribuição à avaliação institucional da Universidade Federal do Ceará. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Jangadeiros da Educação: lançando redes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 31-55. |
Resumen en portugués brasileño: | Do ponto de vista institucional, as políticas e os processos de avaliação acabaram por imprimir, no cotidiano das instituições de ensino superior (IES), a necessidade de desenvolver o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a partir das exigências do Ministério da Educação (MEC) e da urgência em corrigir inadequações e distorções detectadas. Essa nova demanda acaba por atuar no mesmo sentido de uma avaliação, vez que obriga as IES a buscarem mais qualificação e diferenciação. Isso significa aprofundar os processos internos de planejamento e avaliação de suas atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão e gestão), a fim de articular e integrar um conjunto de elementos para oferecer subsídios e respostas a diferentes desafios e atores internos (gestores, professores, alunos e funcionários) e externos (governo, comunidade e setores organizados da sociedade).[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40220 |
ISBN : | 978 85 7282 571 9 |
Aparece en las colecciones: | POLEDUC - Capítulos de livro |
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