Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40220
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Avaliação das Casas de Cultura Estrangeira: contribuição à avaliação institucional da Universidade Federal do Ceará |
Authors: | Teixeira, José Lima Andriola, Wagner Bandeira |
Keywords: | Instituições Federais de Ensino Superior;Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);Educação |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | TEIXEIRA, José Lima; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação das Casas de Cultura Estrangeira: contribuição à avaliação institucional da Universidade Federal do Ceará. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Jangadeiros da Educação: lançando redes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 31-55. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Do ponto de vista institucional, as políticas e os processos de avaliação acabaram por imprimir, no cotidiano das instituições de ensino superior (IES), a necessidade de desenvolver o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a partir das exigências do Ministério da Educação (MEC) e da urgência em corrigir inadequações e distorções detectadas. Essa nova demanda acaba por atuar no mesmo sentido de uma avaliação, vez que obriga as IES a buscarem mais qualificação e diferenciação. Isso significa aprofundar os processos internos de planejamento e avaliação de suas atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão e gestão), a fim de articular e integrar um conjunto de elementos para oferecer subsídios e respostas a diferentes desafios e atores internos (gestores, professores, alunos e funcionários) e externos (governo, comunidade e setores organizados da sociedade).[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40220 |
ISBN: | 978 85 7282 571 9 |
Appears in Collections: | POLEDUC - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_jlteixeira.pdf | 645,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.