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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação das Casas de Cultura Estrangeira: contribuição à avaliação institucional da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Teixeira, José Lima
Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Instituições Federais de Ensino Superior;Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);Educação
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: TEIXEIRA, José Lima; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação das Casas de Cultura Estrangeira: contribuição à avaliação institucional da Universidade Federal do Ceará. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Jangadeiros da Educação: lançando redes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 31-55.
Resumo: Do ponto de vista institucional, as políticas e os processos de avaliação acabaram por imprimir, no cotidiano das instituições de ensino superior (IES), a necessidade de desenvolver o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a partir das exigências do Ministério da Educação (MEC) e da urgência em corrigir inadequações e distorções detectadas. Essa nova demanda acaba por atuar no mesmo sentido de uma avaliação, vez que obriga as IES a buscarem mais qualificação e diferenciação. Isso significa aprofundar os processos internos de planejamento e avaliação de suas atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão e gestão), a fim de articular e integrar um conjunto de elementos para oferecer subsídios e respostas a diferentes desafios e atores internos (gestores, professores, alunos e funcionários) e externos (governo, comunidade e setores organizados da sociedade).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40220
ISBN: 978 85 7282 571 9
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