Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40211
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Aplicação da metodologia de análise de Tecnologia Social (TS) do SATCS UNI em sete projetos de extensão da UFC: experiência-piloto |
Autor : | Mendes Júnior, Ascelino Teixeira Haguette, André |
Palabras clave : | Tecnologia Social;Analfabetismo;Desenvolvimento Social |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | MENDES JÚNIOR, Ascelino Teixeira; HAGUETTE, André. Aplicação da metodologia de análise de Tecnologia Social (TS) do SATCS UNI em sete projetos de extensão da UFC: experiência-piloto. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Faroleiros da educação: lançando luzes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 245-263. |
Resumen en portugués brasileño: | Expande-se com rapidez no Brasil e em outros países da América Latina uma nova forma de conceber tecnologias para a inclusão social, conhecida como tecnologia social (TS), objeto de estudo dos meios acadêmicos nos últimos tempos. A definição de TS é algo recente e tem origem na década de 1970, quando se falava em tecnologia apropriada (TA), compreendida como produtos técnicos ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade. Em todo o Brasil, a sociedade, a iniciativa privada, as instituições de ensino e pesquisa e os governos federal, estadual e municipal estão reunindo esforços a fim de buscar soluções para problemas socioeconômicos do país. Cada vez mais, as TSs contribuem para a redução da pobreza, geração de trabalho e renda, promoção do desenvolvimento local sustentável e redução do analfabetismo, dentre outros desafios. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40211 |
ISBN : | 978 85 7282 495 8 |
Aparece en las colecciones: | POLEDUC - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_atmendesjunior.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.