Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40211
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Aplicação da metodologia de análise de Tecnologia Social (TS) do SATCS UNI em sete projetos de extensão da UFC: experiência-piloto |
Authors: | Mendes Júnior, Ascelino Teixeira Haguette, André |
Keywords: | Tecnologia Social;Analfabetismo;Desenvolvimento Social |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | MENDES JÚNIOR, Ascelino Teixeira; HAGUETTE, André. Aplicação da metodologia de análise de Tecnologia Social (TS) do SATCS UNI em sete projetos de extensão da UFC: experiência-piloto. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Faroleiros da educação: lançando luzes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 245-263. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Expande-se com rapidez no Brasil e em outros países da América Latina uma nova forma de conceber tecnologias para a inclusão social, conhecida como tecnologia social (TS), objeto de estudo dos meios acadêmicos nos últimos tempos. A definição de TS é algo recente e tem origem na década de 1970, quando se falava em tecnologia apropriada (TA), compreendida como produtos técnicos ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade. Em todo o Brasil, a sociedade, a iniciativa privada, as instituições de ensino e pesquisa e os governos federal, estadual e municipal estão reunindo esforços a fim de buscar soluções para problemas socioeconômicos do país. Cada vez mais, as TSs contribuem para a redução da pobreza, geração de trabalho e renda, promoção do desenvolvimento local sustentável e redução do analfabetismo, dentre outros desafios. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40211 |
ISBN: | 978 85 7282 495 8 |
Appears in Collections: | POLEDUC - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_atmendesjunior.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.