Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40146
Tipo: Capítulo de Livro
Título : O diabo medieval e seus aspectos residuais no teatro quinhentista do padre José de Anchieta: Auto da Pregação Universal
Autor : Lima, Francisco Wellington Rodrigues
Palabras clave : Diabo medieval;Teatro Quinhentista;Padre José de Anchieta;Auto da Pregação Universal;Teoria da Residualidade
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Expressão Gráfica e Editora
Citación : LIMA, Francisco Wellington Rodrigues. O diabo medieval e seus aspectos residuais no teatro quinhentista do padre José de Anchieta: Auto da Pregação Universal. In: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes; MARTINS, Elisabeth Dias (orgs.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 159-172.
Resumen en portugués brasileño: O teatro medieval trouxe à cena a representação do Diabo e a do Inferno. O Mal, através das artes cênicas, difundia-se com maior eficiência na mente do povo cristão e, cada vez mais, o pensamento católico cristão se firmava na sociedade medieval. As peças teatrais mostravam representações pavorosas e risíveis na tentativa de figurar o Mal.[...] Foi esse pluralismo diabólico que se projetou na sociedade cristã medieval, através do teatro, e serve de subsídio para o desenvolvimento do presente artigo, uma vez que este transcorrerá em torno de uma das obras mais contundentes do Padre José de Anchieta: o Auto da Pregação Universal. Para tanto, buscamos fundamentação na Teoria da Residualidade Literária e Cultural, elaborada e sistematizada por Roberto Pontes, visando assim, entender a projeção residual do Diabo no teatro quinhentista brasileiro.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40146
ISBN : 978-85-420-0492-2
Aparece en las colecciones: DLIT - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_capliv_fwrlima.pdf5,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.