Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40146
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | O diabo medieval e seus aspectos residuais no teatro quinhentista do padre José de Anchieta: Auto da Pregação Universal |
Authors: | Lima, Francisco Wellington Rodrigues |
Keywords: | Diabo medieval;Teatro Quinhentista;Padre José de Anchieta;Auto da Pregação Universal;Teoria da Residualidade |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Expressão Gráfica e Editora |
Citation: | LIMA, Francisco Wellington Rodrigues. O diabo medieval e seus aspectos residuais no teatro quinhentista do padre José de Anchieta: Auto da Pregação Universal. In: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes; MARTINS, Elisabeth Dias (orgs.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 159-172. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O teatro medieval trouxe à cena a representação do Diabo e a do Inferno. O Mal, através das artes cênicas, difundia-se com maior eficiência na mente do povo cristão e, cada vez mais, o pensamento católico cristão se firmava na sociedade medieval. As peças teatrais mostravam representações pavorosas e risíveis na tentativa de figurar o Mal.[...] Foi esse pluralismo diabólico que se projetou na sociedade cristã medieval, através do teatro, e serve de subsídio para o desenvolvimento do presente artigo, uma vez que este transcorrerá em torno de uma das obras mais contundentes do Padre José de Anchieta: o Auto da Pregação Universal. Para tanto, buscamos fundamentação na Teoria da Residualidade Literária e Cultural, elaborada e sistematizada por Roberto Pontes, visando assim, entender a projeção residual do Diabo no teatro quinhentista brasileiro.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40146 |
ISBN: | 978-85-420-0492-2 |
Appears in Collections: | DLIT - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_fwrlima.pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.