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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Francisco Wellington Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-08T13:30:38Z | - |
dc.date.available | 2019-03-08T13:30:38Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Francisco Wellington Rodrigues. O diabo medieval e seus aspectos residuais no teatro quinhentista do padre José de Anchieta: Auto da Pregação Universal. In: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes; MARTINS, Elisabeth Dias (orgs.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 159-172. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-420-0492-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40146 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Expressão Gráfica e Editora | pt_BR |
dc.subject | Diabo medieval | pt_BR |
dc.subject | Teatro Quinhentista | pt_BR |
dc.subject | Padre José de Anchieta | pt_BR |
dc.subject | Auto da Pregação Universal | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Residualidade | pt_BR |
dc.title | O diabo medieval e seus aspectos residuais no teatro quinhentista do padre José de Anchieta: Auto da Pregação Universal | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O teatro medieval trouxe à cena a representação do Diabo e a do Inferno. O Mal, através das artes cênicas, difundia-se com maior eficiência na mente do povo cristão e, cada vez mais, o pensamento católico cristão se firmava na sociedade medieval. As peças teatrais mostravam representações pavorosas e risíveis na tentativa de figurar o Mal.[...] Foi esse pluralismo diabólico que se projetou na sociedade cristã medieval, através do teatro, e serve de subsídio para o desenvolvimento do presente artigo, uma vez que este transcorrerá em torno de uma das obras mais contundentes do Padre José de Anchieta: o Auto da Pregação Universal. Para tanto, buscamos fundamentação na Teoria da Residualidade Literária e Cultural, elaborada e sistematizada por Roberto Pontes, visando assim, entender a projeção residual do Diabo no teatro quinhentista brasileiro.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLIT - Capítulos de livro |
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