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Tipo: Dissertação
Título: Educação escolar diferenciada indígena Tremembé: contributos para uma educação descolonizante
Autor(es): Pereira, Anúsia Pires
Orientador: Figueiredo, João Batista de Albuquerque
Coorientador: Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palavras-chave: Educação;Educação escolar indígena;Colonialidade
Data do documento: 2018
Citação: PEREIRA, Anúsia Pires. Educação escolar diferenciada indígena Tremembé: contributos para uma educação descolonizante. 2018. 84f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Como conquista do movimento indígena, foi garantido na Constituição Federal de 1988 o direito ao ensino diferenciado com a proposta de resgatar, preservar e valorizar as especificidades culturais de cada etnia. Nesse panorama, encontra-se a educação diferenciada indígena Tremembé. Considerando essa contextualização, buscamos compreender qual a contribuição desse ensino diferenciado no processo de Descolonialidade Ambiental do modo de vida da etnia. Reconhecemos os contributos da Perspectiva Eco-Relacional que nos permite o olhar das diversas dimensões dos coletivos e do seu meio. Como ponto de partida, consideramos as nossas aproximações durante a pesquisa de iniciação científica por meio dos trabalhos de campo que realizamos com esse povo e as elaborações teóricas que realizamos com o grupo de pesquisa – GEAD. Posteriormente, revisitamos os materiais coletados pelo grupo, tais como registros de entrevistas e aulas em vídeo, áudio e fotografia. Além disso, tivemos também, como fonte de análise, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) elaborados pelos professores formados pelo Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS). O estudo apontou que o MITS, construído coletivamente no âmago das articulações políticas do povo Tremembé, apresentou significativo potencial descolonializante, uma vez que a realização do referente Magistério esteve compromissada com a promoção da autonomia desse povo, a partir do desvelamento das relações assimétricas de poder, historicamente impostas, e da valorização das especificidades culturais da etnia.
Abstract: Como conquista del movimiento indígena, se garantizó en la Constitución Federal de 1988 el derecho a la enseñanza diferenciada con la propuesta de rescatar, preservar y valorar las especificidades culturales de cada etnia. En ese panorama, se encuentra la educación diferenciada indígena Tremembé. Considerando esta contextualización, buscamos comprender cuál es la contribución de esa enseñanza diferenciada en el proceso de Descolonialidad Ambiental del modo de vida de la etnia. Reconocemos las contribuciones de la Perspectiva Eco-Relacional que nos permite la mirada de las diversas dimensiones de los colectivos y de su medio. Como punto de partida, consideramos nuestras aproximaciones durante la investigación de iniciación científica por medio de los trabajos de campo que realizamos junto a ese pueblo y las elaboraciones teóricas que realizamos junto al grupo de investigación - GEAD. Posteriormente revisamos los materiales recogidos por el grupo, tales como registros de entrevistas y clases en video, audios y fotografías. Además, tuvimos también como fuente de análisis los Trabajos de Conclusión de Curso (TCC) elaborados por los profesores formados por el Magisterio Indígena Tremembé Superior (MITS). El estudio apuntó que el MITS, construido colectivamente en el centro de las articulaciones políticas del pueblo Tremembé, presentó un significativo potencial descolonizante. Una vez que su realización estuvo comprometida con la promoción de la autonomía de ese pueblo, a partir del desvelamiento de las relaciones asimétricas de poder, históricamente impuestas, y de la valorización de las especificidades culturales de la etnia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40017
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