Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39902
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O perfil dos professores cearenses participantes do SPAECE 2006 |
Authors: | Silva, Mirna Gurgel Carlos da Sousa, Rosângela Teixeira de |
Keywords: | Professor;Discussões e debates;Processo de Ensino-Aprendizagem |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | SILVA, Mirna Gurgel Carlos da; SOUSA, Rosângela Teixeira de. O perfil dos professores cearenses participantes do SPAECE 2006. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1313-1331. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Nos últimos anos, o professor passou a ser considerado como elemento importante dentro do contexto escolar, sendo assim motivo de discussões e debates educacionais em níveis nacionais e internacionais. Tal reconhecimento deve-se, em parte, a percepção de que, apesar da influência dos aspectos exógenos nos resultados escolares, o professor tem papel fundamental na sala de aula, que se constitui um local privilegiado do acesso ao saber elaborado e de interação dos vários saberes. É imprescindível ressaltar que esse reconhecimento não significa responsabilizar o professor pelo sucesso ou insucesso escolar. Na realidade, dentro do “contexto escolar”, não se pode analisar de forma isolada um único fator como determinante pelo produto final gerado pela escola: a aprendizagem. Assim, qualquer proposta para modificar o quadro educacional vigente com políticas voltadas para a qualidade da educação deve investir também no professor, considerando sua realidade, seu perfil, seus limites e potencialidades.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39902 |
ISBN: | 9788589872423 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_mgcdasilva.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.